domingo, 15 de dezembro de 2013

A criança e a aprendizagem no hospital

Concepção da criança


A criança é um ser lúdico que faz suas próprias construções através do brincar, do encenar, do estabelecimento de vínculos afetivos e de situações prazerosas que a auxiliam na construção e na reorganização de suas idéias e sentimentos sobre o mundo, as pessoas e sobre si mesma.

Ela amplia o conceito de mundo através da estimulação de suas habilidades, de desafios propostos, partindo do pressuposto de que já existe nela uma capacidade de adquirir o conhecimento, ou seja, que ela é um sujeito participativo e interativo na construção do conhecimento e de seu processo de desenvolvimento. (...)

Trecho retirado do site: Portal Fundação Espírita Cárita http://www.fundacaoespiritacarita.org.br/index.php
Acesso em: 15/12/2013 às 14:47h.



A doença na infância aparece como algo não esperado, estranho às características próprias que se imaginam para essa fase do desenvolvimento. A hospitalização, quando se faz necessária, é sentida como uma ruptura no processo de desenvolvimento, interferindo na qualidade de vida e influenciando intensamente na rotina da criança, bem como de toda estrutura familiar e social na qual está inserida. Dessa maneira, todos aqueles que estão de alguma forma envolvidos na nova situação precisam se adaptar e aprender a conviver com ela.

Trecho retirado do livro VIDYA, v. 24, nº 42, p. 188, jul./dez., 2004 - Santa Maria, 2007. Capítulo-HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A CRIANÇA DOENTE,  Saccol, Camila S.; Fighera, Jossiele; Dorneles, Letícia.



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